O Brasil está entre os países campeões do desperdício, onde uma enorme parte dos alimentos adquiridos para serem consumidos acabam indo parar no lixo.
O que fazer para mudar esse quadro? Façamos nossa parte! Afinal, quem nunca viu alguém aproveitar a sobra do almoço como solução rápida na hora da fome?
Com um pouco de farinha e ovo mechido na panela somados às sobras de  alimentos e um pouco de carinho sa "mestre-cuca" se consegue fazer  aquilo que muita gente critica e chama de “gororoba”, mas todo mundo  acaba comendo, aprovando e até repetindo.
A regra é improvisar: não poupe ingredientes e dedicação na hora de   recuperar alimentos e criar novos pratos com o que sobrou da última  refeição!
Porém, o que muita gente não sabe é que é possível produzir pratos  deliciosos com as sobras do almoço e da janta! Conheça dicas de receitas  para transformar sobras de arroz, bife, feijão e até a salada em  deliciosos pratos.
Outro ponto importante é a maneira correta de guardar as sobras de alimentos a fim de não comprometer a sua qualidade.
A ordem é brincar e utilizar a sua imaginação para dar uma cara nova à  comida esquecida na geladeira. 
Confira, a seguir, algumas dicas de nutricionistas de como utilizar   ingredientes que você nem imagina em suas receitas. Aposte na   criatividade e economize:
* Semente de abóbora: calmante e poderoso vermífugo, pode ser usada como  aperitivo, empregada em saladas ou como substituta das nozes e do coco,  dando característica crocante aos pratos. Para isso, basta lavar as  sementes, secá-las e tostá-las levemente no forno com sal.
* Cascas de frutas (abacaxi, maçã, goiaba, manga, etc): batidas com água  e coadas podem render sucos, chás, manjares ou geléias. Quando  aferventadas servem de calda aromática para regar bolos e tortas doces.  Já, as cascas de melancia e de maracujá rendem deliciosos doces.
* Folhas de abóbora, cenoura, brócolis, batata-doce, rabanete, nabo,  mandioca, beterraba e outras: além de conterem muito mais nutrientes e  fibras do que os próprios vegetais, raízes e tubérculos, podem ser  incluídas em vários pratos como sopas, bolinhos, massas, tortas, saladas  e até em farofas. Elas dão colorido e valorizam o arroz branco. Para  isso, refogue uma porção dessas folhas em margarina e alho e acrescente  ao arroz, bolinho ou omelete.
* Talos de agrião, couve, brócolis, espinafre e verduras em geral:  apesar de serem os primeiros a ir para o lixo, eles podem render uma boa  farofa, que serve de acompanhamento para o feijão ou para rechear aves e  peixes. Pique bem os talos de várias verduras, sim, você deve  misturá-los! Refogue-os com bastante manteiga, farinha e, se quiser,  alguns pedacinhos de bacon.
* Com o macarrão cozido que sobrou do jantar, faça uma salada; com o  arroz, bolinho de arroz que as crianças adoram ou arroz de forno; com o  feijão, sopa ou virado; com a carne moída, bolão de purê de batatas ou  croquete; com o frango assado, basta desfiar e fazer tortas, canja,  risotos ou rechear panqueca; com o peixe assado ou cozido, pirão; com o  pãozinho francês amanhecido, farinha de rosca ou fatie e leva ao forno  para fazer torradinhas e com as frutas muito maduras, sucos, geléias,  vitaminas ou bolos.

sementes de abóbora ou melão
sal a gosto

Lavar bem as sementes e salgá-las. Deixar secar por 24 horas. Levar ao forno para tostar.














