Tecnologia do Blogger.
RSS

Follow valzinhapr on Twitter

Nhoque à minha moda

Nunca fui a melhor nhoqueira para ser honesta. Mas juntando aqui e ali saiu essa receita que...modéstia  a parte, faz sucesso!!!!!!
Meu probelma sempre foi o ponto sa massa, com certeza este problema não é só comigo. Ôoo coisa difícil de fazer. A primeira vez que fiz nhoque (me lembro bem) parecia umas bolinhas de gudê. E olha que ficou muito bonitinho, prato enfeitado pro maridão...mas quem disse que dava pra comer. Os nhoque posteriores não deixaram barato.
Ai eu pergunto...."Não é pra botar farinha até dar ponto de enrolar?"
Foi o que eu fiz ué. Mas não deu certo. Fritar ovos, estourar pipoca e fazer nhoque destes que enrola não é meu forte.
Ai procurei, procurei....até encontrei receitas parecidas com esta minha, mas que me fizeram infeliz também =(.
Até que um belo dia, depois de perder um tantão de ingredientes e aguentar o sarro do marido e da irmã....


Ingredientes:

1Kg de batatas
1 Ovo grande
1 Xícara de leite
Farinha de trigo até dar ponto (abençoado ponto O.o)
Sal a gosto

Preparo:

Descasque as batatas e coloque para cozinhar em agua salgada. Deixe elas ficarem bem molinhas, mas sem derreter. Depois de cozidas, de uma espremida nelas com um garfo e coloque no liquidificador junto com o leite, ovo e sal. Bata bem. Vai ficar um mingau bem grosso. Você pode optar por espremer somente as batatas. Eu prefiro assim.
Depois de tudo batido, coloque em uma tigela grande e vai colocando farinha. Mecha muito bem com uma colher de pau, a cada adição. Infelizmente nunca contei a quantidade de farinha exata. Eu uso uma concha destas de feijão para pegar farinha. Da mais ou menos umas quatro conchas. O ponto é um pouco mais duro que a massa de bolo comum. Se seu braço estiver doendo, esta no ponto =D.
Prove o sal neste momento e coloque mais se preciso. Com agua ja fervendo em uma panela, pegue um pouco da massa com uma colher e jogue na panela. Veja a textura. Se entiver do seu agrado, coloque a massa em um saco de confeitar (uso saco de arroz ou de açucar) e va pingando na panela. Você vai precisar de uma faquinha para ir retirando do furo.
Essa receita é simples, super facíl e fica bem leve. Da pra comer um montão sem ficar pesado depois.
Sirva com o molho de sua escolha.

DICAS:
Deixe do lado do fogão uma bacia cheia de agua fria para colocar os nhoques cozidos. Assim elas não perdem o ponto.
Guarde sacos de arroz e açúcar. São ótimos sacos de confeitar.
Coloque a massa no saco antes de fazer o buraco.
Aperte bem a massa no saco para não ficar bolhas de ar.
Faça primeiramente um buraco pequeno e teste o tamanho do nhoque.
Passe a faca rente ao saco para cortar a massa.
Não faça nhoques muito grandes pois fica dificil do molho pegar neles depois.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário