Mmmm. Fettuccine Alfredo. Tão simples mas assim tão bom.
A maioria de nós sabe que este prato leva na sua forma à base de creme, com um pouco de noz moscada salpicada por cima. Mas você sabia que o original molho de Fettuccine Alfredo não usa o creme? Apenas a manteiga, o parmesão e pimenta preta. Ambos são grandes, se você faz um ou outro não importa. Só depende do que você sentir vontade de comer.
O fettuccine Alfredo foi criado por Alfredo di Lelio, que tinha um restaurante em Roma.
Diz a lenda que este prato foi criado para sua esposa, que devido a gravidez, nada parava no estômago a não ser este prato que seu fazia todas as manhãs.
Mais tarde, quando os enjoos acabram, ele serviu em seu restaurante, que foi um grande sucesso.

Então prefiro macarrão seco, ou grano duro se você gostar. Se você usar fresco, ou tipo massa fresca, ajuste o tempo para que fique al dente.
Ingredientes :
1 / 2 quilo de massa fettuccine
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 / 3 xícara de queijo parmesão ralado (parmesão de verdade, de saquinho nem se considera queijo)
pimenta preta a gosto
Para a versão cremosa:
1 / 2 xícara (chá) de creme de leite fresco
Nóz-moscada a gosto
Preparo:
Leve uma panela grande de água salgada ao fogo e quando começar a ferver coloque seu fettuccine.
Enquanto isso derreta a manteiga em uma panela grande em fogo baixo. Assim que a manteiga derreter, desligue e deixe tampada para reter o calor.
Se opatar pela versão cremosa quando a manteiga derreter adicione o creme de leite . Mexa com freqüência para misturar bem. Desligue o fogo e tampe para reter o calor.
Quando o fettuccine ficar al dente (cozido, mas ainda um pouco firme) retire-o da panela com uma pinça e coloque o macarrão na panela que esta a manteiga. Não escorra a massa, ela deve sair de uma penela e ir para outra, pingando agua mesmo. Agora ligue o fogo navamente e refogue em chama média o macarrão e a manteiga (ou manteiga e creme de leite se for versão cremosa). Adicione metade do queijo, em seguida, agite e misture a massa até que ela tenha incorporado ao molho. Se necessário, adicione mais algumas colheradas da água do cozimento da massa. Acrescente o restante do queijo e repita.
Sirva imediatamente com um pouco de pimenta preta (para a versão clássica) ou a noz-moscada (para a versão cremosa) .
Como meu marido vive dizendo, eu edito tudo. Sendo assim, resolvi trocar o creme de leite por iogurte natural. O resultado é surpriendente. Experimente.
0 comentários:
Postar um comentário