Tecnologia do Blogger.
RSS

Follow valzinhapr on Twitter

Arroz Pilaf

Pilaf !!!! Chique não é mesmo? Fala você..Pilaf!!! Uau..um nome tão chique com um significado tão simples. Simplesmente arroz soltinho. Aquele que a minha e a sua avó faz ha muuuuito tempo.

http://farm6.static.flickr.com/5202/5341382137_f0b02c1db0.jpg 

Tentar tirar uma receita da minha avó é como puxar os dentes. Vovó não segue receitas. Após 50 anos de cozinha, ela não precisa. Ela cozinha, instintivamente, usando os ingredientes que temos na mão, fazendo substituições ou adiantamentos que lhe convier. Prova do gosto aqui e ali, um pouco mais deste ou daquele...
Para obter uma receita sua eu tenho que vê-la fazer alguma coisa, tomar notas e fazer um monte de perguntas. 
"Vovó nunca é de dar a alguém uma explicação detalhada de como o relógio funciona, mas ela sabe exatamente para que serve".
Minha avó é um tesouro de conhecimento e eu nunca vou alcançá-la, mesmo que eu cozinhe todos os dias nos próximos 40 anos.

Aqui está como vovó faz o arroz pilaf (arroz soltinho que tem como base gordura de galinha ou de porco). Não é uma receita precisa, pois depende muito do tipo de arroz, o tipo e quantidade de ingredientes que você tem. Mas, novamente, arroz pilaf é um daqueles pratos base que você pode varia-lo de muitas maneiras diferentes.


Ingredientes basicos:


2 xícaras de arroz branco (de preferência de grão longo)
2 colheres (chá) de gordura de frango ou banha de porco 

(banha de porco encontra em mercado, mas pode ser feita em casa fritando toucinho hmmm, vale tbm para frango)
1 / 2 xícara (chá) de cebola picada - cebolinha +cebola comum
1 / 2 xícara (chá) de salsão picado

4 xícaras (chá) de caldo de galinha ou legumes sendo que destas 4, duas tem que ser de agua pura misturadas à mais 2 de caldo
2 colheres (chá) de sal (se o caldo for caseiro, se for de tablete ou outro prove primeiro)
Pimenta preta e pimenta caiena a gosto

Preparo:


Em uma panela aqueça a banha até derreter, junte o arroz e frite um pouco, quando ele começar a ficar transparente coloque as cebolas e o salsão e refogue mais um pouco. Coloque as xicaras de caldo, as pimentas, o sal e deixer ferver. Se for usar caldo em cubinhos cuidado, prove o sal do arroz antes de por mais. Como uso caseiro essas duas colherinhas bastam. Mas cada um tem um gosto.
Começou a ferver baixe o fogo, tampe a panela (tem que ser panela alta ou vai derramar) e deixe cozinhar de 15-20 minutos, ate que a agua seque. O tempo vai de acordo com seu fogão. Após secar a agua desligue o fogo e deixe a panela ainda tampada por mais uns 15 minutos. Do inicio ao fim do cozimento deixe a panela tampada sempre, se for preciso abra só um tikinho.
Após cozido e descansado, retire a tampa e afofe o arroz com um garfo.
Esse é o Pilaf basico. Depois de pronto você pode adicionar o que quiser. coloque o arroz em uma travessa grande e misture presunto cozido, frango desfiado (o que usou para fazer o caldo). Ai depende de sua criatividade. Só não aconselho colocar coisas para cozinhar junto do arroz. Isso vai alterar tempo, sabor e consistencia do Pilaf.


Caldo de galinha:

1,5Kg de carne de galinha se for usar a carne para outros fins recomendo peito, coxas e sobrecoxas, mas se a intenção e só fazer o caldo use partes com mais ossos como pés, asas..O ideal é usar uma galinha inteira e reaproveitar o que sobrar como o peito por exemplo desfiando e colocando no arroz
3 cebolas grandes cortadas em quatro
4 cenouras grandes cortadas em pedaços
4-5 talos de aipo picado gosseiramente
4-5 talos de salsão picado grosseiramente
1 maço de ervas (grande e amarrado com uma linha), vale por o que você e sua familia gosta...cebolinha, salsinha, tomilho, manjericão, alecrim...
2 ou mais (depende do gosto) pimenta vermelha sem sementes

Preparo:

Em uma panela grande coloque a galinha inteira, não precisa cortar. Junte os demais ingredientes sendo que por ultimo deve ir o masso de ervas. Coloque agua ate cobrir tudo. Leve ao fogo e quando começar a ferver, baixe a chama e deixe cozinhar por mais ou menos 2 horas.
Ate que a agua esteja bem reduzida.
Deixe esfriar e coe esse cozido em uma peneira fina. Descarte ossos, legumes, peles...
A carne que sobrar use em sopas, caldos...
O caldo que foi coado deve ser usado em seguida ou congelado em saquinho plastico.
Para usar faça a medida de 1x1 (1 xicara de caldo para 1 xicara de agua, com isso obtem 2 xicaras de caldo).
então de for congelar congele de uma em uma xicara nos saquinhos.

Para o caldo de legumes:

4 cravos-da-índia
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 cenoura
1 nabo médio
2 tomates picados
1 alho-poró
2 talos de salsão
1 maço de cheiro-verde (cebolinha, salsinha, tomilho...)

Preparo

Espete os cravos-da-índia na cebola e coloque na panela com o restante dos ingredientes. Adicione 4 litros de água e leve ao fogo para cozinhar por cerca de 1 hora, em fogo baixo até reduzir à metade. Espere amornar e coe em uma peneira.
O armazenamento e utilização é igual ao de galinha.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário