Tecnologia do Blogger.
RSS

Follow valzinhapr on Twitter

Folhas verdes

Folhas verdes

O poder das verduras inibe o envelhecimento precoce e mais..

Cruas ou cozidas, as folhas são ótimas opções para acompanhar um prato quente ou serem deliciadas a qualquer hora do dia. Em tons de verde, mas com sabores inconfundíveis, cada uma chama a atenção pela textura, forma e gosto diferenciado. O prazer de comer verduras está ainda nas suas combinações diferentes e nos diversos temperos, que realçam o sabor.
Mas, o que a cor verde traz para o organismo? Importante para o funcionamento adequado do organismo, os vegetais possuem clorofila, substância que têm inúmeros minerais e vitaminas, além disso, propriedades que inibem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Eles também ajudam a proteger o coração e têm efeito anticancerígeno.
Segundo a nutricionista Priscila Arruda, a alface, que está na maioria dos dias na mesa dos brasileiros, tem efeito calmante e é indicado para casos de insônia. "Possui também fibras que aumentam a sensação de saciedade e contribuem para o bom funcionamento intestinal", comenta a profissional da Oba Hortifruti.
A couve que é sempre bem-vinda acompanhada a uma feijoada é rica em vitamina C, sendo um dos melhores antioxidantes, e também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e combate a gripes e resfriados. O divertido é inovar o cardápio! Experimente uma verdura por vez, sinta o gosto, a textura, o aroma e conheça opções de como prepará-las, seja batida em uma sopa ou em uma salada.
Para não desperdiçar todos os nutrientes é essencial pensar na preparação dos vegetais. Algumas vitaminas são hidrossolúveis, ou seja, se dissolvem na água, exemplo das vitaminas do complexo B e C. Portanto, Priscila indica cozinhá-los com pouca água ou apenas no vapor, com a tampa da panela fechada para trazer menos prejuízos ao alimento. "Outra possibilidade é a reutilização da água proveniente do cozimento que está cheia de vitaminas e minerais", aconselha.
Os vegetais devem ser guardados em sacolas plásticas na parte mais baixa da geladeira, assim conserva-se a umidade por mais tempo. Outras dicas é não descascar, picar e mesmo temperar os alimentos se não for comê-los imediatamente.

Lasanha de escarola com ricota

Ingredientes:

1 pacote de massa para lasanha
3 colheres (sopa) de azeite
1 maço de escarola picado
1 xícara (chá) de cebola picada
700g de tomate picado sem pele e sem semente
½ xícara de manjericão fresco
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de alho amassado
170g de ricota fresca,
1 ovo
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de queijo mozarela ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe as folhas de lasanha conforme as instruções da embalagem, escorra e conserve separadamente sobre um pano úmido. Aqueça o azeite e refogue a escarola por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente a cebola e misture por mais 8 minutos. Junte os tomates, o manjericão, o extrato de tomate, o alho e deixe ferver por mais aproximadamente 15 minutos, mexendo às vezes. Separadamente bata a ricota na batedeira até ficar cremosa, misture o ovo, o queijo ralado e reserve. Retire a escarola e os outros ingredientes do fogo e tempere com sal e pimenta do reino, misture. Monte camadas com as folhas de lasanha, o creme de ricota e o molho de escarola. Por cima polvilhe com a mussarela ralada e coloque no forno até gratinar. Sirva em seguida.

Charuto de couve

Ingredientes:

600g de coxão mole moído
1 xícara (chá) de arroz cru
3 tomates sem sementes picadinhos
1 cebola grande picadinha
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta síria a gosto
1 pitada de canela em pó
Hortelã desidratada a gosto
1 pitada de cominho
Aproximadamente 1 pé de couve

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, exceto a couve. Abra as folhas de couve em uma superfície lisa e recheie as folhas. Em seguida enrole-as formando um charuto. Acomode os charutos bem juntinhos em uma panela, alternando entre as camadas tomate picadinho, cebola e um pouco de hortelã. Sobre tudo coloque um prato para que os charutos não se abram durante o cozimento, pingue água às vezes e tampe até que esteja tudo cozido, regue com bastante azeite e sirva.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário