Tecnologia do Blogger.
RSS

Follow valzinhapr on Twitter

Cozinhou demais? Reaproveite

O Brasil está entre os países campeões do desperdício, onde uma enorme parte dos alimentos adquiridos para serem consumidos acabam indo parar no lixo.


O que fazer para mudar esse quadro? Façamos nossa parte! Afinal, quem nunca viu alguém aproveitar a sobra do almoço como solução rápida na hora da fome?

Com um pouco de farinha e ovo mechido na panela somados às sobras de alimentos e um pouco de carinho sa "mestre-cuca" se consegue fazer aquilo que muita gente critica e chama de “gororoba”, mas todo mundo acaba comendo, aprovando e até repetindo.

A regra é improvisar: não poupe ingredientes e dedicação na hora de recuperar alimentos e criar novos pratos com o que sobrou da última refeição!

Porém, o que muita gente não sabe é que é possível produzir pratos deliciosos com as sobras do almoço e da janta! Conheça dicas de receitas para transformar sobras de arroz, bife, feijão e até a salada em deliciosos pratos.
Outro ponto importante é a maneira correta de guardar as sobras de alimentos a fim de não comprometer a sua qualidade.

A ordem é brincar e utilizar a sua imaginação para dar uma cara nova à comida esquecida na geladeira.

Confira, a seguir, algumas dicas de nutricionistas de como utilizar ingredientes que você nem imagina em suas receitas. Aposte na criatividade e economize:


* Semente de abóbora: calmante e poderoso vermífugo, pode ser usada como aperitivo, empregada em saladas ou como substituta das nozes e do coco, dando característica crocante aos pratos. Para isso, basta lavar as sementes, secá-las e tostá-las levemente no forno com sal.

* Cascas de frutas (abacaxi, maçã, goiaba, manga, etc): batidas com água e coadas podem render sucos, chás, manjares ou geléias. Quando aferventadas servem de calda aromática para regar bolos e tortas doces. Já, as cascas de melancia e de maracujá rendem deliciosos doces.

* Folhas de abóbora, cenoura, brócolis, batata-doce, rabanete, nabo, mandioca, beterraba e outras: além de conterem muito mais nutrientes e fibras do que os próprios vegetais, raízes e tubérculos, podem ser incluídas em vários pratos como sopas, bolinhos, massas, tortas, saladas e até em farofas. Elas dão colorido e valorizam o arroz branco. Para isso, refogue uma porção dessas folhas em margarina e alho e acrescente ao arroz, bolinho ou omelete.

* Talos de agrião, couve, brócolis, espinafre e verduras em geral: apesar de serem os primeiros a ir para o lixo, eles podem render uma boa farofa, que serve de acompanhamento para o feijão ou para rechear aves e peixes. Pique bem os talos de várias verduras, sim, você deve misturá-los! Refogue-os com bastante manteiga, farinha e, se quiser, alguns pedacinhos de bacon.


* Com o macarrão cozido que sobrou do jantar, faça uma salada; com o arroz, bolinho de arroz que as crianças adoram ou arroz de forno; com o feijão, sopa ou virado; com a carne moída, bolão de purê de batatas ou croquete; com o frango assado, basta desfiar e fazer tortas, canja, risotos ou rechear panqueca; com o peixe assado ou cozido, pirão; com o pãozinho francês amanhecido, farinha de rosca ou fatie e leva ao forno para fazer torradinhas e com as frutas muito maduras, sucos, geléias, vitaminas ou bolos.


Tira-gosto de sementes

sementes de abóbora ou melão
sal a gosto


Lavar bem as sementes e salgá-las. Deixar secar por 24 horas. Levar ao forno para tostar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Polenta


Ingredientes:

3 xícaras de polentina/milharina/farinha de milho
4 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de creme de leite (opcional, se for levar ao forno)

Modo de preparo:


Jogue a polentina em nove xícaras de água fervente e misture sem parar. Depois que engrossar bem, acrescente o sal, a manteiga e o parmesão.

A polenta já pode ser servida, mas, se preferir levar ao forno, adicione o creme de leite. Despeje em uma assadeira untada e leve ao forno por 20 minutos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Geléia de pimenta


A geleia de pimenta pode ser usada como acompanhamento de palitos de legumes crus, como opção de molho para saladas que levem carnes ou para fazer frango picante, passando a geleia antes de levá-lo ao forno. Com torradas, canapés...use e abuse. Tenho certeza que você ira ficar viciado nessa geléia.


Ingredientes

8 pimentas vermelhas
1 cabeça de alho picada
1 xícara de gengibre fresco sem casca, em pedaços
2 folhas de limão sem nervura, picadas
Raspas da casca de 4 limões
2 xícaras e meia de açúcar
1 xícara de água
1/2 xícara de vinagre de arroz
3 colheres de sopa de molho de peixe
1 colher de chá de molho shoyu

Modo de preparo

Coloque todos as pimentas, alho, gengibre, folhas de limão, as raspas de limão num processador e triture até formar um purê homogêneo. Coloque a mistura numa panela com açúcar, água, vinagre de arroz, molho de peixe e shoyu. Misture os ingredientes e deixe no fogo de 10 a 15 minutos, ou até reduzir a um terço da quantidade inicial. Um bom indicativo de que a geleia está no ponto é a formação de bolhas grandes na fervura. Guarde a geleia em vidros esterilizados.

Sugestão: Para fazer a geleia menos picante, substitua algumas pimentas por pimentões vermelhos. Particularmente não gosto de pimentão. Mas é uma boa opção para ficar menos HOT.
Aproveite!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Batata frita de forno



Ingredientes:

8 batatas grandes
1/4 de xícara de farinha
3 colheres de sopa de óleo ou azeite (manteiga cai super bem)
Sal a gosto

Modo de preparo:

Descasque as batatas e corte-as em formato de palito. Despeje em uma travessa ou assadeira tanto faz, e salpique 1/4 de xícara farinha, até que todas fiquem cobertas. Regue com óleo  (3 colheres de sopa) e depois espalhe as batatas em uma única camada. Em seguida, coloque um pouco de sal (a gosto) e leve ao forno. Deixe as batatas assarem, a 220°, por cerca de 1 hora,  até ficarem douradas.
Facil não é mesmo?
Na verdade essa batata não é uma batata frita no forno, ela segue o mesmo principio de batata assada comum. Mas só para matar a vontade, cortei em palito =D. Pode cortar ela em quadradinho também ou rodelas bem fininhas. No caso de rodelas o tempo encurta um pouco.
Bom apetite!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Torta de morango no copo


Ingredientes:

     * 1 Bolo pronto. Destes de caixinha ou saquinho


  Recheio 1:

     * 1 embalagem de cream cheese
     * 1 lata de leite condensado
     * 1 Caixa de chantili (acha em mercado, é só por pra gelar e bater). Se preferir compre pronto. Uma lata basta.


  Recheio 2:

     * 1 xícara (chá) de açúcar
     * 3 colheres (sopa) de amido de milho
     * 3 colheres (sopa) de gelatina de morango 

     * 1 xícara (chá) de água
     * 2 xícaras (chá) de geléia de morango

     * Morangos frescos e folhas de hortelã para decorar

Preparo:

Fatie o bolo, usando uma faca serrilhada, horizontalmente em pelo menos 3 camadas iguais. Para ficar bem fininho. Depois, pegue o copo que ira usar e corte os circulos de massa. Reserve.


Recheio 1:

Misture o cream cheese, o leite condensado e o chantili e reserve.
 

Recheio 2:

Em uma panela, misture o açúcar, o amido de milho dissolvido na água e a gelatina. Cozinhe mexendo em fogo médio até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Coloque então a geléia de morango.


Para a montagem:

Em um copo grande (tipo uisque), coloque uma camada de bolo, cubra com uma camada do primeiro recheio, seguido por uma camada do segundo recheio. Repita quantas vezes for preciso ate que acabe o bolo e os recheios, e os copos claro =). A ultima camada deve ser de recheio. Coloque morangos frescos e folhas de hortelã para decorar. Leve a geladeira e sirva gelado.



DICA: Eu coloquei entre os recheios alguns morangos. Fica muito bom =D.
Faça um copo de cada vez para não corrar o risco de algum deles ficar sem recheio, ou sem bolo.
 Se quiser faça em uma travessa grande.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nhoque à minha moda

Nunca fui a melhor nhoqueira para ser honesta. Mas juntando aqui e ali saiu essa receita que...modéstia  a parte, faz sucesso!!!!!!
Meu probelma sempre foi o ponto sa massa, com certeza este problema não é só comigo. Ôoo coisa difícil de fazer. A primeira vez que fiz nhoque (me lembro bem) parecia umas bolinhas de gudê. E olha que ficou muito bonitinho, prato enfeitado pro maridão...mas quem disse que dava pra comer. Os nhoque posteriores não deixaram barato.
Ai eu pergunto...."Não é pra botar farinha até dar ponto de enrolar?"
Foi o que eu fiz ué. Mas não deu certo. Fritar ovos, estourar pipoca e fazer nhoque destes que enrola não é meu forte.
Ai procurei, procurei....até encontrei receitas parecidas com esta minha, mas que me fizeram infeliz também =(.
Até que um belo dia, depois de perder um tantão de ingredientes e aguentar o sarro do marido e da irmã....


Ingredientes:

1Kg de batatas
1 Ovo grande
1 Xícara de leite
Farinha de trigo até dar ponto (abençoado ponto O.o)
Sal a gosto

Preparo:

Descasque as batatas e coloque para cozinhar em agua salgada. Deixe elas ficarem bem molinhas, mas sem derreter. Depois de cozidas, de uma espremida nelas com um garfo e coloque no liquidificador junto com o leite, ovo e sal. Bata bem. Vai ficar um mingau bem grosso. Você pode optar por espremer somente as batatas. Eu prefiro assim.
Depois de tudo batido, coloque em uma tigela grande e vai colocando farinha. Mecha muito bem com uma colher de pau, a cada adição. Infelizmente nunca contei a quantidade de farinha exata. Eu uso uma concha destas de feijão para pegar farinha. Da mais ou menos umas quatro conchas. O ponto é um pouco mais duro que a massa de bolo comum. Se seu braço estiver doendo, esta no ponto =D.
Prove o sal neste momento e coloque mais se preciso. Com agua ja fervendo em uma panela, pegue um pouco da massa com uma colher e jogue na panela. Veja a textura. Se entiver do seu agrado, coloque a massa em um saco de confeitar (uso saco de arroz ou de açucar) e va pingando na panela. Você vai precisar de uma faquinha para ir retirando do furo.
Essa receita é simples, super facíl e fica bem leve. Da pra comer um montão sem ficar pesado depois.
Sirva com o molho de sua escolha.

DICAS:
Deixe do lado do fogão uma bacia cheia de agua fria para colocar os nhoques cozidos. Assim elas não perdem o ponto.
Guarde sacos de arroz e açúcar. São ótimos sacos de confeitar.
Coloque a massa no saco antes de fazer o buraco.
Aperte bem a massa no saco para não ficar bolhas de ar.
Faça primeiramente um buraco pequeno e teste o tamanho do nhoque.
Passe a faca rente ao saco para cortar a massa.
Não faça nhoques muito grandes pois fica dificil do molho pegar neles depois.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Marguerita de frutas

Ingredientes:

1 Xícara (chá) de tequila
1 Copo (americano) de suco de maracuja ou de sua preferencia
1/4 Xícara (chá) de licor de laranja
2 Colheres (chá) de açúcar refinado
Uma pitada de sal

Preparo:

Em uma coqueteleira coloque todos os ingredientes e agite bem. Distribua em copos que devem estar previamente cheios de gelo picado. Decore e sirva.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Marguerita



Ingredientes:
   
* Cubos de gelo
     * 3 doses de tequila (cerca de 30ml cada dose)
     * 2 colheres (sopa) de suco de limão espremido na hora
     * 1 xícara (chá) de Xarope (receita abaixo)
     * 1 colher (chá) de licor de laranja
     * Limão, sal e açúcar para decorar

Preparo:

Encha uma coqueteleira com gelo. Adicione a tequila, suco de limão e o xarope. Tampe e agite bem, cerca de 30 segundos (em geral, a bebida está pronta neste momento ). Colocar sal, açúcar suco de limão em um prato. Pressione a borda de uma taça ou copo à mistura. Decore a gosto e sirva a Marguerita.

Xarope simples:

     * 1 xícara (chá) de açúcar
     * 1 xícara (chá) de água

Coloque o açúcar e a água em uma panela. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolver o açúcar. Guarde em um recipiente fechado na geladeira por até 1 mês.
Rende cerca de 1 1/2 xícaras.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Patê de salmão defumado






Ingredientes:
 
1 pacote de cream cheese
1/4 xícara (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de maionese
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
1 colher (sobremesa) de pimenta vermelha
150gr de salmão defumado sem pele e cortado em pedaços
Cebolinha fresca para decorar

Preparo:

1. Usando filme pvc, envolva uma tigela (não muito grande) ou duas xícaras, forrando todo o fundo e as laterais (do lado de dentro), fazendo assim um molde para o patê. Deixe sobrar papel filme para fora. Ponha de lado.
2. Em um processador de alimentos ou liquidificador coloque o cream cheese, cebola, maionese, mostarda e pimenta vermelha. Tampe e bata até ficar macio.
3. Com processador de alimentos ( ou liquidificador) ligado adicionar salmão. Um pedaço de cada vez, através de tubo de alimentação. Processo até que fique liso. coloque esta mistura na tigela preparada. Cubra com o papel filme de deixou sobrar, se precisar passe mais papel filme para que fique bem coberto. Leve à geladeira por 3-4 horas.
4. Passado esse tempinho basico, tire o papel filme da parte de cima da vasilha, vire sobre uma prato, e remova o plástico restante . Decore com cebolinha fresca. Sirva com biscoitos para aperitivos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Aperitivo de tomate seco e queijo de cabra

  

Ingredientes:
 
1/3 xícara (chá)de tomate seco (sem óleo embalado)
1 xícara (chá) de queijo de cabra
1 xícara (chá) de cream cheese 

1/4 xícara (chá) de manjericão fresco picado
1 colher (sopa) de cebolinha fresca
1 colher (chá) de alho picado
1/2 colher (chá) chá de casca de limão ralada
1/4 colher (chá) de pimenta do reino
1 Pacotinho de bolacha para aperitivo sabor tradicional
10 tomates cereja cortados ao meio 


Preparo:

1. Em uma tigela  derrame água fervente sobre tomates secos e tampe. Deixe descansar por 10 minutos. Escorra os tomates e pique em pedacinhos bem miudos.
2. Em uma tigela misture o tomate seco, queijo, o cream cheese, o manjericão, cebolinha, alho, casca de limão e pimenta. Cubra e leve à geladeira pelo menos duas horas para misturar bem os sabores.
3. Espalhe sobre os biscoitos . Cubra cada biscoito com uma metade de tomate e polvilhe com mais  cebolinha.

Facíl, relativamente rápido e sua mãe vai amar!!!!!
Troque algum ingrediente que ela não goste por outro. O importante e fazer algo que ela goste =D.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS